Pra muita gente, o pão é uma tentação quando o assunto é dieta, né não? Confesso que adoro, principalmente porque aqui em casa é mamys quem faz, modestia parte, nunca comi um pão melhor hehehe Mas quando preciso emagrecer tento me controlar ao máximo, já que essa delícia infelizmente engorda =/

Para enganar minha vontade, compro aqueles pães de forma light, mas não é a mesma coisa. Na minha última compra em uma casa de produtos naturais, trouxe para casa 1kg de farinha integral light e pedi para mamys fazer pão integral, só com ingredientes de baixa caloria e também adicionar linhaça. Gente, ficou uma delícia, nem parece que o pão é integral e light.

Claro que para manter a dieta, mesmo o pão sendo light não posso exagerar, pois não deixa de ser massa, hein. Mas todos os ingredientes trazem ótimos benefícios para a saúde e para quem ainda não sabe, quem deseja emagrecer precisa estar com o intestino funcionando direitinho, viu? Isso eu aprendi quando emagreci 15kg há 3 anos.

Voltando ao assunto do post….

– 240ml de água (morna);
– 1 colher (sopa) de margarina light;
– 1 colher (chá) de sal;
– 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
– 3 copos (720ml) de farinha de trigo integral light;
– 1 copo de farinha de trigo branca (convencional) com teor de proteína entre 9% e 12% (é só olhar no verso da embalagem);
– 2 colher (sopa) de sementes de linhaça;
– 2,5 colheres (chá) de fermento biológico seco.

Escolha uma bacia para misturar o açúcar, a farinhas e o fermento. Não coloque o sal ainda, porque ele pode cortar o efeito do fermento.

Em seguida adicione a água morna (quase em temperatura ambiente), mexendo bem com uma colher ou misturando com as próprias mãos (bem limpas, hein rsrsrs), a massa deve ficar húmida, mas sem excesso de água, deve estar desgrudando das mãos. Caso necessário, adicione mais um pouco de água ou farinha, aos poucos. Assim que a massa estiver no ponto, adicione o sal aos poucos de uma forma que fique bem misturado na massa.

Depois da massa quase pronta, é hora de adicionar a semente de linhaça, coloque as duas colheres de uma vez e mexa mais um pouco a massa. Agora que a massa está pronta, é hora de deixá-la descansar para crescer, deixe na mesma bacia, apenas cubra com um pano de prato e depois coloque uma saco plástico por cima, dessa forma ela ”aquece” e o fermento age mais rápido =) Deve ficar em repouso por no mínimo 1h.

Nesse tempo, unte a forma, utilizando margarina light e depois polvilhe com farinha branca, quando terminar retire o excesso de farinha e preste atenção para que todas as paredes internas da forma, estejam cobertas. Pré-aqueça o forno 45 minutos, antes de colocar o pão para assar.

Depois do período de descanso é só colocar o pão na forma, se necessário utilize mais de uma. Caso deseje, jogue por cima, mais uma colher de linhaça (fica bonito hehe) e leve ao forno. Quando o pão estiver dourado, é só desligar o forno e aguardar alguns minutos para tirar da forma.

Agora é só comer, eu adoro comer o pão ainda quentinho. 

Gente, eu infelizmente não sei a quantidade de calorias, mas com certeza é bem menor que a de um pão normal =) Fora os benefícios que a farinha integral e a linhaça, trazem para o organismo.

Quem fizer, me conta o que achou =)

 

  1. 04/07/2012 às 15:58

    Não gosto muito de pão integral, sou muitoo da geração engorda haha
    Adorei suas comprinhas novas..

    Te espero la
    http://julianaasevedo.blogspot.com.br/

    Beijos,
    Juliana Asevedo

  2. 04/07/2012 às 19:25

    Ju, mais esse é delicioso, tenho certeza de que vai amar =) Beijosss

  3. ellen
    04/07/2012 às 21:06

    adorei a receita [pais]

    ps: cade teus videos, favoritos domes de julho (ainda da tempo de fazer) e os tutoriais demake
    bjsss
    esperando pelos videos

  4. 04/07/2012 às 22:10

    Que bom que gostou =)

    É que estamos em obras aqui em casa, e está complicado conseguir um horário que não tenha muito barulho =/ Mas vou fazer o possível para fazer novos vídeos =) Beijoss

  5. 09/07/2012 às 3:38

    […] Receita do #AB: Pão Integral Light […]