Vocês podem até achar estranho, mas conheço algumas meninas (até já li relatos na internet), que deixam de pintar as unhas porque o esmalte não dura nada, coisa de no máximo 2 dias. Comigo depende muito da semana, minhas unhas pintadas duram em média 4/5 dias, isso se não for uma semana de faxina, haha! Sim, sou eu quem faço tudo aqui em casa e vocês sabem que serviços domésticos e produtos para limpeza detonam qualquer esmalte.

O bacana é que tem vários truques que ajudam a prolongar a durabilidade do esmalte e além disso a manter nossas unhas bonitas e fortes. Não deixem de anotar:-)

1 Unhas Limpas e Bem Lixadas: É muito importante que antes de esmaltar as unhas elas estejam bem limpinhas, ou seja, sem nenhum vestígio de esmalte velho ou até mesmo sujeira debaixo das unhas. Higiene é fundamental, ok! Além disso as unhas precisam estar bem lixadas, pois se ficar alguma pontinha levantada isso faz com que o esmalte lasque com muito mais facilidade.

Uma dica para lixar as unhas é não fazer naquele movimento vai e vem que todo mundo conhece, esse movimento enfraquece as unhas e descama com mais facilidade. O bacana é lixar com movimento para um único lado, por exemplo: cinco vezes seguidas para a direita e depois mais cinco para a esquerda.

2 Qualidade do Esmalte: Além de prestar atenção na validade do seu esmalte, também é bacana cuidar da qualidade dele. Esmalte muito grosso lasca muito mais rápido do que um esmalte mais fininho e com a qualidade em dia.

3 Base: Nem preciso comentar que a base antes do esmalte é super importante e prolonga a durabilidade do esmalte, certo? Nesse caso você pode escolher uma base de sua preferência, seja ela apenas niveladora ou até mesmo fortificante para as unhas.

4 Quantidade de Camadas: Tá aí algo que compromete a durabilidade do esmalte e muitas vezes a gente nem percebe, não importa a cor, basta eu aplicar mais do que duas camadas de esmalte e ele dura muito menos nas minhas unhas, isso também acontece com vocês? O bacana e também indicado é aplicar uma camada de base, no máximo duas de esmalte e para finalizar uma de extra brilho.

5 Pontinhas sem Esmalte: Essa é uma técnica que já vi várias meninas usando, mas que até o momento eu ainda não havia aderido. É bem simples e consiste em deixar as pontinhas das unhas sem esmalte, explicando melhor é como se fosse uma francesinha bem fininha.

6 Extra Brilho: Esse truque é talvez o mais conhecido e também unanimidade quando se fala em duração do esmalte, o extra brilho ou top coat é super importante e além de deixar o acabamento do esmalte perfeito, acelera a secagem e prolonga sua durabilidade.

7 Luvas: Essas são as melhores amigas das unhas de quem precisa fazer serviços domésticos, mesmo que seja apenas para lavar a louça – já que até os detergentes agridem as unhas e consequentemente diminuem a durabilidade do esmalte. Se for usar produtos mais agressivos então, nem pensar em não usar luvas. Além de proteger o esmalte, vai proteger as unhas e as mãos.

8 Mãos Longe da Boca: De nada adianta tomar todos os cuidados acima, se você relaxar e colocar as mãos (leia-se: unhas), na boca. Nem preciso explicar porque esse ato tão “inocente” de roer as unhas diminui a duração do esmalte, enfraquece as unhas e ainda provoca diversos outos males à saúde, certo!?