Quem aí não conhece a famosa história de Romeu e Julieta, a história de amor mais bonita e trágica de todos os tempos. Confesso que sempre que assisto há uma das versões cinematográficas do casal, mesmo já sabendo do final triste, fico desejando para que tudo tivesse acabado de outra maneira. Só que infelizmente o final é aquele e o que me conforta é saber que eles ficaram juntos para toda a eternidade (não sei vocês, mas eu acredito nessas coisas).

Hoje eu estava pensando sobre o casal e pesquisei sobre alguns dos filmes já lançados que foram inspirados na história, são mais do que eu sabia. Ao longo dos anos o cinema trouxe diversas variações da trágica história de amor, tem para todos os gostos, desde o clássico romance, até comédia e ação. Claro que não são todas as variações que me agradam, tenho as minhas preferidas e ambas são bastante fiéis ao texto original, claro que com algumas modificações.

[heart] Romeu e Julieta (1968, Franco Zefirelli)

Romeo and Juliet (br:/pt: Romeu e Julieta) é um filme ítalo-britânico de 1968, do gênero drama, dirigido por Franco Zeffirelli, com roteiro baseado na obra-prima teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Foi filmado inteiramente na Itália, em diversas locações.

Em Verona, o jovem Romeu fica apaixonado e é correspondido por Julieta, uma donzela que pertence a uma família rival. No entanto, este amor profundo terá trágicas consequências. Leonard Whiting, como Romeu Montecchio e Olivia Hussey, como Julieta Capuleto. (fonte: Wikipédia)

[heart] Romeu + Julieta (1996, Baz Luhrmann)

Romeo + Juliet (Romeu + Julieta título no Brasil e em Portugal) é um filme norte-americano de 1996, um drama dirigido por Baz Luhrmann.

O roteiro, do próprio diretor e de Craig Pearce, baseia-se na obra de Shakespeare, porém ambientada em um ambiente contemporâneo (a fictícia Verona Beach, onde as famílias rivais Montéquio e Capuleto são impérios empresariais e as espadas viram revólveres fabricados pela empresa “Sword”), com basicamente os mesmos diálogos e versos da peça original.

A trilha sonora inclui Garbage, Gavin Friday, Butthole Surfers, The Cardigans, Radiohead, The Wannadies e Des’ree, entre outros.

Na fictícia Verona Beach, Montéquios e Capuletos são duas famílias com conglomerados empresariados que disputam o poder e se odeiam. Enquanto os pais de Julieta Capuleto (Claire Danes) tentam fazê-la casar com o filho do governador, Dave Paris (Paul Rudd). Romeu Montéquio (Leonardo DiCaprio) e seu primo Benvólio Montéquio (Dash Mihok) são levados por Mercúcio, melhor amigo de Romeu, para um baile dos Capuleto. Lá, Romeu e Julieta se apaixonam, mas o primo de Julieta, Tebaldo Capuleto (John Leguizamo), percebe o membro da família rival e Romeu é forçado a fugir. Os dois passam então a tentar consumar seu amor em meio à guerra das famílias.

 Leonardo DiCaprio, como Romeu Montéquio e Claire Danes, como Julieta Capuleto. (fonte: Wikipédia)

[heart] Romeu e Julieta (2013, Carlo Carlei)

Lily Collins foi a primeira escolha dos produtores para o papel de Julieta, mas ela abandonou em função de conflitos com outras filmagens, sendo substituída por Hailee Steinfeld. Já o papel de Romeu foi disputado por Logan Lerman, Josh Hutcherson, Sam Claflin e Douglas Booth, com vantagem para este último.

Versão moderna do clássico de William Shakespeare, no qual dois adolescentes de famílias rivais (Hailee Steinfeld e Douglas Booth) apaixonam-se perdidamente. (fonte: adorocinema.com)

 

 

Qual a versão preferida de vocês?

 

 

SE INSCREVA NO MEU CANAL