O ano está apenas começando e essa é a época de re-organizar a vida e traçar novas metas e objetivos, com o inicio de um novo ano as esperanças se renovam, assim como nossos sonhos (que por sinal são vários). Moro sozinha (na verdade com o marido), já vai fazer dois anos, o tempo voa e tenho a impressão de que foi ontem que mudei.

Morar sozinha ou com marido/namorado é maravilho, e como tudo sem seus pós e contras, afinal, a gente não tem mais os pais para resolver tudo e na maioria das vezes tem que se virar e colocar a mão na massa – literalmente – haha! Sempre que tenho um probleminha aqui em casa ligo para a mãe pedindo socorro, ou então pesquiso na internet alguma solução de preferência simples e rápida, aquelas que funcionam eu costumo já deixar anotadas para ter a mão sempre que precisar e hoje vim compartilhar com vocês, dicas nunca é demais, né?

COMO REMOVER MANCHAS DE: 

[brilha]  GORDURA: Já pensou no desespero em manchar aquela blusinha preferida com gordura!? Antes de entrar em desespero que tal tentar remover a mancha de uma maneira bem simples e prática? Eu testei aqui em casa e não é que deu certo!

Basta colocar um pouco de farinha ou talco sobre a mancha (mas, tem que ser logo em seguida, ok?), e aguardar alguns minutos, nesse meio tempo a farinha vai absorver a gordura. Depois é só limpar a farinha e lavar a roupa como de costume, a mancha vai desaparecer como mágica.

[brilha]  SANGUE: Ninguém está livre de se machucar, principalmente se mora sozinha – eu mesma vivo cortando os dedos na hora de preparar a comida. No caso de mancha com sangue, é necessário lavar a roupa imediatamente com água bem quente, ou caso você só tenha percebido a mancha horas depois, misture bicarbonato de sódio com vinagre e aplique sobre a mancha.

[brilha]  MAQUIAGEM: Esse tipo de mancha já virou rotina aqui em casa, por mais que eu tome cuidado na hora de me vestir, na maioria das vezes sujo a roupa com maquiagem. Ainda bem que não são tão complicadas assim de remover.

Costumo manchar minhas roupas geralmente com pó, base/corretivo e as vezes com batom quando esqueço e aplico antes de me vestir, nesses casos basta usar sabão neutro (ou detergente de louça), esfregar um pouco onde está a mancha e deixar de molho – depois é só lavar como de costumo e pronto.

[brilha] SUOR: Esse tipo de mancha foi a última que me tirou o sono e não foram nas minhas roupas, mas nas do marido – pior é que as mais afetadas são a camisetas do trabalho. O Léo, tem suor intenso e a região que mais incomoda são a das axilas, o suor se mistura com antitranspirante e deixa manchas horríveis nas camisetas.

Aqui em casa fizemos duas coisas para acabar com as manchas de suor e também diminuir sua intensidade, a primeira foi na parte da higiene pessoal, pedi para ele aparar os pelos das axilas, no inicio ele relutou um pouco – coisa de homem – mas, depois percebeu que foi a melhor coisa que ele poderia ter feito. Já para limpar as camisetas já manchadas com suor, coloco as peças de molho com água quente e um pouco de vinagre na região, deixo alguns minutos e depois esfrego de leve a região com sabão neutro e finalizo a lavagem como de costume.

 

COMO LIMPAR: 

[brilha] PANELAS ANTIADERENTES: Pode parecer besteira, mas limpar panelas antiaderente não é tarefa fácil – por mais que elas prometam não “grudar” a comida, sempre vai ter aquele dia que a gente vai esquecer algo no fogo e queimar o fundo.

Quando isso acontece aqui em casa eu coloco na panela “queimada”1 xícara de água com 2 colheres de bicarbonato e 1/2 xícara de alvejante, deixo ferver por alguns minutinhos e pronto!

 

COMO TIRAR MAU CHEIRO:

[brilha] COZINHA: Sou muito chata com cheiro e muitas vezes tenho mania de limpeza, mas quem não gosta de morar em uma casa cheirosinha? Um truque muito simples que descobri à pouquíssimo tempo é colocar um pouco de vinagre em uma vasilha e deixar em um local alto – aqui em casa deixo em cima do armário.

O vinagre ameniza os odores liberados por alguns alimentos.

[brilha]  COLCHÃO: O colchão depois de um tempo de uso não fica mais com aquele cheirinho de novo e principalmente para quem soa muito ou tem animais em casa, precisa limpar com frequência. Adoro deitar na minha cama bem limpinha e cheirosa.

Além de trocar as roupas de cama com frequência, preparo uma mistura com água, vinagre branco, álcool e desinfetante (o de sua preferencia), coloco uma xícara de cada produto em um borrifador e borrifo em todo o colchão, espero secar e coloco a roupa de cama.

 

COMO EVITAR MOFO:

[brilha]  GUARDA ROUPAS/CLOSET: Mofo é algo que me incomoda demais, não tem coisa pior do que ir pegar uma roupa e ela estar cheirando a mofo ou com aquelas manchas horríveis. Moro em uma casa alta e bem arejada, mas que infelizmente possui bastante umidade em alguns cômodos.

Já até comprei no mercado um produto específico para mofo, mas ele acabava muito rápido e resolvi procurar por uma solução caseira. Sempre que acaba algum alimento em conserva aqui em casa eu gosto de guardar alguns vidros, sempre encontro utilidades para eles e no caso do mofo eles são fundamentais. Coloco dentro do pote limpo e bem seco um pouco de bicarbonato (pode ser sal também), e deixo em locais estratégicos – geralmente nas prateleiras onde tem mais roupas. O pote deve estar sem tampa.

 

ENTUPIU E AGORA?

[brilha]  PIA: Esses dias a pia aqui em casa estava querendo entupir, digo querendo porque a água estava descendo bem devagar e tratei logo de dar um jeito para evitar aborrecimentos maiores. Encontrei na internet uma receita que é tiro e queda, 2 a 4 colheres de bicarbonato de sódio no ralo e em seguida 1/2 xícara de vinagre, depois é so finalizar com água fervendo e pronto.

 

Vocês notaram que na maioria das receitas para resolver problemas domésticos inclui bicarbonato de sódio e vinagre, né. Acho bacana ter sempre esses produtos por perto, são grandes aliados na hora do apuro.

Espero que tenham gostado das dicas.

 

 

Confiram mais dicas, AQUI.

 

 

  1. janaisa
    06/01/2015 às 10:26

    Adorei as dicas…principalmente a do mofo.E o vinagre tem ganhado espaço na prateleira de limpeza daqui de casa…recentemente descobri que ele misturado ao álcool é ótimo pra desencardir o rejunte.É só borrifar e deixar um pouquinho de molho e depois lavar.

  2. Paulla Ferreira
    06/01/2015 às 11:45

    Adorei as Dicas! Vou testar a dá Gordura e do Suor. Beijos [jfvty]

  3. Paulla Ferreira
    06/01/2015 às 11:49

    @Paulla Ferreira, Vi que a dá gordura tem que ser logo em seguida. Eu iria testar em uma Legging que caiu oleo e manchou.

  4. 06/01/2015 às 14:42

    Sim amore, essa precisa ser logo em seguida… Beijãoo

  5. 06/01/2015 às 14:43

    Que bom que gostou amore… Beijosss

  6. 06/01/2015 às 14:44

    Também adorei sua dica amore, costuma usar cloro, só que ele é muito forte e tenho evitado na gravidez. Vou testar sua receitinha 🙂 Beijãoo