Estou com quase 39 semanas e a cada dia o relógio fica mais apertado, durmo e acordo pensando: “Será que vai ser hoje?”. É uma ansiedade sem fim e inexplicável. Cada pressão que sinto na barriga, cada chute mais forte ou as pontadas abaixo do umbigo são sinais que me deixam alerta e ainda mais ansiosa para o grande dia. O quartinho do meu bebê está quase pronto (ainda faltam objetos de decoração, essas coisas), mas já pode recebe-lo. As malas da maternidade já estão prontas há mais de duas semanas e só esperando o trabalho de parto iniciar. Enfim, não paro de olhar para o relógio e contar os minutos.

Mas, mudando de assunto… Hoje eu venho conversar com vocês sobre algo que EU considero muito importante, o Plano de Parto e acredito que muitas de vocês talvez nunca tenham ouvido falar. Na verdade o Plano de Parto é como se fosse uma “carta” com as preferências (ou exigências), dos futuros papais em relação ao trabalho de parto, cuidados com o bebê, pós-parto, etc… É uma forma de você “controlar” todos os procedimentos que serão realizados num dia tão especial e também esclarecer previamente com seu médico o que gostaria ou não que fosse feito. Claro que é indispensável a apresentação do plano de parto para seu médico, assim como conversar abertamente com ele sobre tudo que vai estar escrito lá.

Vou deixar abaixo do vídeo o link para que vocês possam visualizar como ficou meu plano de parto, lembrando que vocês devem sempre conversar com o Médico Obstétra de vocês antes de tomar qualquer decisão, assim como com a Doula (quem tiver). Meu plano foi feito de acordo com minhas preferências e com o tipo de parto que desejo (humanizado), pesquisei muito antes de escreve-lo e sei o quanto todas as informações contidas nele são importantes, assim como eu também sei que muitas vezes as coisas não acontecem como esperamos.

Espero que gostem do vídeo. Beijos!

– LINK PARA MEU PLANO DE PARTO –

 

Assistam também aos meus outros vídeos, AQUI.