Diário da dieta: Inicio!

Oi gente, tudo bem?

Quem acompanha o blog na redes sociais, já viu por lá que ontem comecei a fazer dieta. Recebi até alguns questionamentos sobre meu período de amamentação (já esclareci aqui), e também sobre o tipo de dieta. Para falar a verdade eu já fiz várias dietas malucas e depois de algum tempo consegui emagrecer de maneira saudável, eliminei 15 kg há uns 5 anos atrás.

Quando descobri que estava grávida uma das minhas preocupações foi com a balança, acredito que todas as grávidas tenham a mesma preocupação, né? Sabia que não era permitido fazer nenhum tipo de dieta e que o apetite poderia aumentar bastante. Foi então que decidi comer o mais saudável possível e em intervalos de no máximo 2 em 2 horas, afinal, tinha um bebê que precisava crescer com saúde. Ao longo desses nove meses não notei alteração no meu apetite e engordei apenas 6kg na gestação inteira, peso que já eliminei.

Mas, então por que dieta? Deixa eu explicar… Hoje eu estou com 61kg e quando engravidei estava com 62kg, relaxei durante um tempo e engordei alguns quilos em relação ao que “eu considero” ser meu peso ideal. Vamos ser sinceras, quando falamos em peso ideal a maioria vai por aquilo que vê no espelho, se gostou do que viu, então esse é o peso ideal. Certo? E o meu peso ideal, aquele que me sinto bem e feliz, são os meus queridos 55kg… Essa é a minha meta com a dieta!

A algumas semanas uma das minhas cunhadas me falou sobre uma tal dieta da Proteína, mais conhecida como Dieta Dukan. Criada pelo francês Pierre Dukan, autor do livro “Eu não consigo emagrecer”.

Depois de muito pesquisar e ler sobre a tal dieta, resolvi testar para saber se ela é realmente eficaz. Mas, antes que vocês comecem a me julgar, quero deixar bem claro que não estou motivando nenhuma de vocês a seguirem a dieta sem antes consultar com um Médico Nutricionista. Eu estou fazendo por minha conta e risco e não recomendo, ok?

Nesse site aqui explica tudo sobre a tal dieta e confesso que ela não é nada fácil, não é mais uma daquelas dietas “milagrosas”. Inclusive achei que ela se assemelha muito a uma reeducação alimentar. De qualquer forma comecei a dieta hoje, mas pretendo consultar com um Nutri, na próxima semana. Faz muito tempo que quero ir ao Nutricionista, mas sempre adiava.

Resumidamente a dieta consiste em comer muita proteína pura, pouquíssima quantidade de carboidrato – como o farelo de aveia – nada de gordura e quase nada ou nada de sal. Beber no mínimo 2 litros de água durante o dia e cuidar a maneira que os alimentos são preparados. Na verdade alguns desses cuidados nós já deveríamos ter sem fazer dieta, né? Como beber muita água e cuidar com o sal!

Ela também é dividida em quatro fases: Fase Ataque (é essa fase que vai determinar a quantidade de peso que você vai perder e é também a fase mais dificil na minha opinião); Fase Cruzeiro (essa fase não tem quantidade de dias pré determinados, vai até você conseguir eliminar o peso desejado e é onde você pode comer um dia de proteína pura (PP) e no outro proteína com legumes (PL)); A terceira fase se chama Fase Consolidação (e como o próprio nome já diz, é a fase em que você vai consolidar o peso perdido e é tão importante quanto as outras. Ela deve durar 10 dias para cada quilo perdido, ou seja, se você perdeu 5kg então ela deve durar 50 dias – aqui tem mais detalhes sobre a fase.); Por último e não menos importante entra a Fase Estabilização (esse é o momento para estabilizar o peso que você perdeu, nessa fase você já pode voltar a sua rotina normal de alimentação – mas, com alguns cuidados – e deve reservar todas as quintas-feira para o dia da proteína).

Esse é basicamente um resumão de como a dieta funciona, mas recomendo que entrem no site para saber de todos os detalhes e informações importantes. Como eu disse lá no inicio do post, não estou motivando ninguém a seguir a mesma dieta, essa é uma escolha minha e por minha conta e risco. Quero apenas dividir com vocês minha experiência e comprovar se a dieta funciona ou não. Vou fazer o possível para registrar todas as minhas refeições e dividir com vocês, no final da semana quando pesar eu volto aqui para contar como foram esses primeiros dias de Fase Ataque – como pretendo perder 6/7kg serão de 3 à 4 dias de Fase Ataque.

Para facilitar minha vida elaborei uma sugestão de cardápio diário, como o Vi, exige muito do meu tempo não consigo ficar elaborando receitas e já ter o cardápio definido, me ajuda muito.

Então é isso amores, logo eu volto para compartilhar com vocês os meus avanços com a dieta… Beijos!