TAPETE1

Embora algumas pessoas não sabiam, os tapetes são itens fundamentais na decoração e conseguem deixar qualquer ambiente muito mais bonito, sofisticado e confortável – basta saber usá-los.

Final do ano eu finalmente consegui comprar o tão desejado tapete para a minha sala de estar, como ela é pequenininha o tapete não pode ser muito grande, escolhi um modelo simples e de cores neutras – lindo!

Como fiquei cheia de dúvidas no momento da compra, resolvi fazer um post especial com dicas valiosas e que me ajudaram demais na escolha.

TAPETE2

QUANDO COMPRAR

O tapete deve ser o último item a ser escolhido para a sala de estar, já que o mesmo funciona como um complemento para a decoração e deve ser usado em harmonia com os móveis, cortinas e outros objetos. Portanto, paciência é a palavra chave quando se trata de tapete.

Depois de estar com a sala praticamente montada, sofás e móveis no lugar, é hora de analisar o estilo de decoração e ir em busca do tapete perfeito.

Mas, para quem já tem um tapete e quer muito usá-lo, leve em consideração a cor e estilo do mesmo para escolher os demais objetos e móveis da sala. Sempre respeitando a cartela de cores! 

TAPETETAMANHO

TAMANHO

Não existe nenhuma regra na hora de escolher o tamanho do tapete, só é importante levar em consideração o tamanho da sua sala de estar e para isso basta usar o bom senso.

O tapete não deve ser muito pequeno para não correr o risco de ficar escondido, ou muito grande para não ficar com as pontas dobradas ou o meio “embolado”.

TAPETECOR

COR E MATERIAL

Essa dica tem muito a ver com o gosto pessoal e personalidade dos donos da casa, mas é muito importante levar em consideração as cores já usadas na sala de estar, principalmente a do sofá. Para não errar na hora de escolher a cor do seu tapete, invista em modelos de cores neutras.

Lembrando que cores escuras diminuem, coloridos alegram e tons como o bege e cinza, ficam perfeitos em praticamente todos os ambientes. 

Já o material também vai depender do gosto de cada um – os peludos deixam a sala mais aconchegante e requintada, os de fibra sintética são mais resistentes e indicados para quem sofre com alergias.

TAPETEFORMATO

FORMATO

Como a sala aqui de casa é retangular, resolvi não arriscar e escolhi um modelo de tapete com o mesmo formato – na minha opinião fica mais harmonioso e é também muito mais fácil de posicionar. Inclusive os tapetes no formato retangular são os mais vendidos e fabricados, apesar disso existem diversos modelos no mercado e que são perfeitos para quem deseja arrematar um ar de modernidade para o ambiente.

Temos desde tapetes ovais, redondos e quadrados, até aqueles com formatos bem diferentes.

Os tapetes redondos são ideais para quem deseja chamar a atenção para um determinado espaço.

TAPETE-TRUQUE

TRUQUE PARA POSICIONAR CORRETAMENTE O TAPETE

Quando estava pesquisando dicas para comprar o tapete para a minha sala, descobri um truque/regra muito bacana e que faz toda a diferença no ambiente. Principalmente quando o modelo do tapete for retangular ou quadrado, as pontinhas devem ficar escondidas embaixo do sofá, deixando à mostra uma parte do piso como se o tapete tivesse uma “moldura” –  caso contrário os visitantes terão a impressão de que o tapete foi comprado do tamanho errado.

Além disso, com as pontinhas do tapete presas é muito mais dificil dele sair do lugar e causar acidentes. 

 

DICA EXTRA

Tapetes e carpetes não combinam. Se a sua sala possui carpete e você deseja muito colocar um tapete, deve abrir mão do anterior – mas, se por algum motivo não tiver como remover, recomendo ficar sem o tapete.

Uma sugestão é usar o tapete em um ambiente com chão de cerâmica ou algum material do tipo.

 

O que acharam das dicas de hoje?

 

Fotos: Pinterest.