Você já sonhou em fazer um intercâmbio para conhecer novas culturas, aprender outro idioma e descobrir novas formas de ver o mundo? O custo dessa experiência, no entanto, assusta muitas pessoas. Mas, você sabia que existem formas de garantir um intercâmbio grátis e viver todas essas aventuras?

Confira abaixo algumas das melhores dicas para conquistar um intercâmbio sem gastar nenhum centavo e ampliar seus horizontes.

Programas de intercâmbio

Existem várias organizações que oferecem programas de intercâmbio gratuitos para universitários, jovens e até mesmo para quem está procurando uma nova forma de ampliar seus conhecimentos. As vagas para esses programas são limitadas, mas a concorrência é baixa em relação a outras opções de intercâmbio pagos.

Trabalho voluntário internacional

Fazer trabalho voluntário internacional é outra opção incrível para quem quer vivenciar uma experiência única em outro país. Existem várias organizações humanitárias que buscam voluntários para ajudar em projetos de assistência social, educação, meio ambiente, entre outros.

As vantagens dessa opção são inúmeras, já que você pode viver experiências incríveis, aprender uma nova língua, ganhar novas habilidades e ainda ajudar pessoas e comunidades em situações de vulnerabilidade.

Bolsas de estudo

Os programas de bolsas de estudo são uma ótima opção para quem quer estudar em outro país sem gastar nada. Geralmente, esses programas são oferecidos para estudantes universitários, seja com bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, entre outros.

As vagas para bolsas de estudo são muito concorridas, mas a recompensa vale a pena, principalmente se a sua intenção é adquirir novas habilidades e conhecimentos na sua área de atuação.

Trabalho temporário no exterior

Muitos países, principalmente os mais desenvolvidos, oferecem vagas de trabalho temporário para estrangeiros. Essa pode ser uma ótima oportunidade para vivenciar uma experiência única, trabalhar em outra cultura, e ainda ganhar dinheiro enquanto viaja.

Além disso, essa é uma ótima forma de conhecer pessoas de outras nacionalidades e fazer amizades que podem se tornar duradouras.

Intercâmbio de idiomas

Outra opção interessante para quem quer aprender uma língua estrangeira e conhecer novas culturas é fazer um intercâmbio de idiomas. Você pode se oferecer para hospedar um estudante estrangeiro na sua casa em troca de hospedagem na casa da família dele(a) quando for visitar o país em questão.

Essa é uma ótima forma de imergir na cultura local, praticar o idioma que você deseja aprender, e ainda fazer novas amizades.

Conclusão

Com essas opções de intercâmbio grátis, é possível realizar o sonho de viajar pelo mundo, conhecer novas culturas, aprender outros idiomas e adquirir novas habilidades. Todas essas experiências agregam valor à vida do estudante, que retorna para casa cheio de novas histórias e com um conhecimento que nenhuma escola é capaz de oferecer. Então, não perca tempo e comece já a planejar a sua próxima aventura!